27/01/2017
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado adere ao programa Município VerdeAzul

Birigui acaba de dar um passo importante para o desenvolvimento de ações ambientais na cidade. O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, se reuniram na manhã desta sexta-feira para definir e comprometer o município a apresentar um Plano de Gestão Ambiental contendo ações, projetos, programas, medidas, dados e metas para a implantação e o desenvolvimento das dez diretivas prevista no programa.

O Programa Município VerdeAzul foi criado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com propósito inovador, que mede e apoia a eficiência da gestão ambiental com a descentralização da agenda ambiental nos municípios. O programa estimula e auxilia as prefeituras paulistas a elaborarem e executarem políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

As ações propostas pelo programa Município VerdeAzul compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo como temas estratégicos o esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e o conselho ambiental.

"A meta deste programa é motivar os municípios a se engajarem nas ações de controle ambiental, e os que aderiram ao programa começam a ser avaliados e os que apresentarem melhor atuação, terão prioridade na liberação de recursos estaduais. É uma forma de dar ‘um empurrão’ e motivar uma participação ativa”, disse o prefeito Salmeirão.

Este programa tem como objetivo melhorar ainda mais a qualidade de vida do cidadão biriguiense e credencia Birigui junto ao Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição) para pleitear recursos públicos. “Temos vários problemas na área de saneamento básico e que, com a certificação, as portas para financiamento público, a fundo perdido estará de portas abertas. Tanto para a coleta seletiva como para a usina de reciclagem dos resíduos de construção civil estamos precisando de recursos”, completou o secretário Juliano Salomão.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Rafael Lopes