Com o objetivo de debater estratégias para o fomento das micro e pequenas empresas de Birigui, a Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) realizou na manhã desta segunda-feira (30 de janeiro), reunião junto ao escritório regional do Sebrae-SP de Araçatuba, representado pelo gerente Marco Aurélio Rosas.
De acordo com o secretário Nelson Giardino, estiveram em pauta importantes temas relativos ao setor. Também participaram da reunião o diretor da Sedecti, Marco Aurélio Barbosa, Marco Aurélio Lopes e Pedro Marinho Belmonte, do Banco do Povo.
Um dos assuntos foi o programa Juro Zero Empreendedor, criado pelo Sebrae em parceria com a agência de fomento Desenvolve-SP, que possibilita que os microempreendedores individuais graduados nos cursos do SuperMEI tenham acesso a crédito com juro zero para investir em seu negócio. “A Sedecti firma esta parceria junto ao Sebrae-SP e à Desenvolve-SP, possibilitando aos empreendedores de nossa cidade grandes oportunidades de expansão”, afirma Giardino.
O secretário também salienta que a reunião trouxe em pauta a área de exportações, que alcançaram índices significativos em Birigui nos últimos três anos, em todos os segmentos. “Com base nos bons resultados em exportação, a Sedecti, Sebrae-SP e Investe SP lançarão o programa ‘Caminho da Exportação’, voltado a treinar os empreendedores acerca das negociações realizadas junto ao comércio exterior”, explica Giardino.
HUB SEBRAE
Tendo em vista o papel da universidade na formação de empreendedores, o Sebrae-SP desenvolveu o programa Hub Sebrae, cujo desafio é inserir o empreendedorismo como conteúdo complementar da maioria dos cursos superiores oferecidos. Nelson Giardino explica que o programa será desenvolvido em Birigui e pretende contar com a parceria da Fateb (Faculdade de Tecnologia de Birigui) e IFSP (Instituto Federal). “Será disseminada a cultura empreendedora no contexto universitário, bem como o fomente de Startups”, diz.
PAE
Ainda durante a reunião, foram apresentadas propostas para o aperfeiçoamento do PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor), mantido em parceria pela Prefeitura de Birigui (Sedecti), Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Sindicato dos Contabilistas e Sebrae-SP.
Giardino explica que haverá modificações na infraestrutura, software e atendimentos, com a finalidade de garantir um atendimento mais eficaz aos empreendedores. “O PAE cumprirá a função de ser o elo entre os empreendedores e o Sebrae, com atendimento ágil, profundo e muito mais eficaz”, explica.
Comunicação Prefeitura
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
|