31/01/2017
Interessados em bolsas de estudo da Fateb podem acessar formulário no site da Prefeitura de Birigui

Os moradores de Birigui interessados nas bolsas de estudo gratuitas oferecidas pela Fateb (Faculdade de Tecnologia de Birigui) já podem imprimir o formulário de inscrição. O documento está disponível no site oficial do Executivo (www.birigui.sp.gov.br), em banner específico para o benefício.

A concessão de bolsas de estudos gratuitas é uma Lei Municipal de autoria do prefeito Cristiano Salmeirão (Lei 6.306, de 27 de janeiro de 2017), que foi publicada nesta segunda-feira (30). O decreto regulamentando o formulário de inscrição foi publicado nesta terça-feira (31).

O benefício oferece a concessão de 20 bolsas de estudos que serão custeadas por meio de convênio entre a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e a Fateb.

A Lei atende famílias de baixa renda e o interessado deverá comprovar sua situação financeira com documentos. Após impressão e preenchimento da inscrição, o formulário e demais documentos (veja lista abaixo) deverão ser protocolados na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (rua Roberto Clark, 543, centro). A solicitação deve ser feita até o dia 3 de fevereiro.

Uma comissão, nomeada pelo prefeito Cristiano Salmeirão, será a responsável pela avaliação das solicitações de concessão de bolsas. Pela Lei, a administração repassará para a Fundação Municipal de Ensino de Birigui, mantenedora da Fateb, o valor correspondente a 55% da quantia relativa à mensalidade das 20 bolsas de estudo. Já os 45% restantes serão de responsabilidade da própria Fateb.

“A elaboração desta lei visa facilitar o acesso à Educação para moradores de Birigui que estejam enfrentando dificuldades financeiras. Como professor universitário, sei das dificuldades financeiras dos estudantes”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

DOCUMENTOS – Após preencher o formulário solicitando a bolsa de estudo, o interessado deverá apresentar os seguintes documentos:

Cópia do documento de Identidade e CPF do candidato, pais e cônjuge;

Atestado de Matrícula referente ao ano de 2017;

Documento expedido pela instituição de ensino, declarando a regularidade da matrícula, onde deverá constar se o aluno possui ou não disciplina em regime de dependência (apresentar o original e duas cópias);

Histórico Escolar com as notas do ano de 2016 e extrato de regularização financeira junto a Fateb. Apresentar o original e duas cópias (se for o primeiro ano de faculdade do candidato, apresentar duas cópias do Histórico Escolar do Ensino Médio);

Cópia do comprovante de pagamento da taxa de matrícula em 2017;

Declaração de Rendimento de cada elemento da família que trabalha: (cópia da carteira de trabalho atualizada até janeiro de 2017 - da página com os dados pessoais e última alteração salarial), ou cópia do último holerite, ou cópia da declaração de imposto de renda, ou cópia do comprovante de recebimento de aposentadoria, ou cópia do último recolhimento de INSS;

Cópia de comprovante de residência;

Cópia de comprovantes de despesas fixas (água, energia, alimentação, aluguel e outros se possuir).

Outras informações sobre a concessão de bolsa de estudos podem ser obtidas na Fateb, que atende pelo fone (18) 3649-2200.

Texto: Tiago Lotto

Arte: Vagner Monteiro