01/02/2017
Prefeitura de Birigui inicia obra de interligação do reservatório Saudades ao poço profundo Aqua Pérola

A Prefeitura de Birigui começou nesta quarta-feira (1º de fevereiro) uma obra emergencial para interligar o reservatório Saudades ao poço profundo Aqua Pérola. O prefeito Cristiano Salmeirão e os secretários de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Eldir Scarpim e Marcos Antonio Albano (adjunto) acompanharam o início dos trabalhos.

Albano explicou que a medida é paliativa e vai ajudar a minimizar a falta d' água na região oeste da cidade em eventuais paralisações do poço profundo, como ocorreram no ano passado, quando os moradores do bairro Colinas e adjacências ficaram desabastecidos por até seis dias. “Essa obra vai ajudar a ter água disponível no reservatório para ser distribuída aos bairros”, explicou.

O prefeito disse que está em fase final a elaboração de edital para abertura de licitação para a conclusão da interligação do reservatório Saudades ao poço Aqua Pérola e do reservatório Clayton até o poço Matéria, com individualização das redes e bombas. “Assim, vamos aumentar o volume de distribuição e melhorar a qualidade da água em toda cidade”, adiantou.

BOMBA

Em visita ao poço Aqua Pérola, o prefeito verificou que a concessionária já recebeu a bomba reserva que estava em manutenção na fabricante, em Bauru, desde novembro. Com isso, caso ocorra algum problema no equipamento que faz a extração de água, a empresa já terá uma bomba extra para fazer a substituição em curto prazo.

Dando continuidade às melhorias no poço Aqua Pérola, a Prefeitura entrou em contato com algumas empresas fabricantes de bombas para desenvolver um projeto para modificar e melhorar o sistema de bombeamento de água à região do Colinas.

Texto e fotos: Rafael Lopes