02/02/2017
Secretaria de Saúde divulga resultado do primeiro índice de infestação do Aedes aegypti de 2017

A Secretaria de Saúde de Birigui registrou índice de 3,5% no primeiro Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) deste ano. O percentual está acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, de até 1%. A pesquisa vai ajudar no planejamento das ações de prevenção e combate ao mosquito, visando a diminuição deste índice.

Os agentes de combate a endemias do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) percorreram em janeiro 125 quadras, onde foram vistoriados 1.927 imóveis por toda a cidade. Foram encontrados larvas em 70 recipientes, como vasos de plantas, bebedouros de animal, materiais recicláveis, vasos sanitários, pneus, ralos interno e externo, entre outros.

As áreas com mais focos do mosquito são as 1 e 2, compreendidas, por exemplo, pelos bairros Quemil, Vila Brasil, Cohab 3, Ivone Alves Palma, Jandaia 3, Copacabana, Monte Líbano, João Crevelaro, Bosque da Saúde, Vila Angélica, Vila Xavier, Vila Bandeirantes, Cidade Jardim, Parque Pinheiros e Vila Guarujá, cujo índice apurado foi de 4,3%.

Na área 3, que abrange a região do Distrito Industrial, Novo Parque São Vicente, Isabel Marin, Vale do Sol e Pedro Marin Berbel, o índice foi de 3,4%. Já na área 4, o índice resultou em 2,3%. Esta área concentra a região dos bairros Jardim Stábile, Santo Antônio, Patrimônio Silvares, Recanto dos Pássaros, Recanto Verde, Tijuca e Portal da Pérola.

AÇÕES

A Secretaria de Saúde continua promovendo ações de conscientização e prevenção, com o objetivo de combater os focos do mosquito Aedes aegypti, e pede o apoio de toda a população para evitar uma nova epidemia da dengue na cidade. Neste ano, foi registrado apenas um caso positivo da doença. Em 2016, Birigui teve 4.812 casos confirmados de dengue, com duas mortes.

Além das visitas casa a casa realizadas diariamente, a secretaria está reforçando os trabalhos aos sábados com a campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”. No próximo sábado (4 de fevereiro), a mobilização acontecerá nos bairros Jardim América, Silvares, Residencial Agro Park, Jandaia 3, Ivone Alves Palma e Thereza Maria Barbieri.

Os agentes estarão recolhendo materiais que possam servir de criadouro para o mosquito e distribuindo panfletos educativos. A campanha aos sábados, a princípio, será realizada até abril. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto está desenvolvendo a campanha Cidade Bela, que consiste na limpeza de praças, canteiros de vias e terrenos.

Texto: Rafael Lopes