02/02/2017
Ano letivo nos CEIs de Birigui começou nesta quinta-feira (2); aulas nas escolas municipais retornam dia 6

O ano letivo na rede municipal de ensino de Birigui teve início nesta quinta-feira (2 de fevereiro) para as crianças matriculadas nos CEIs (Centros de Educação Infantil). Já as aulas para os estudantes da pré-escola, ensino fundamental (1º ao 5º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos) retornam na próxima segunda-feira, dia 6.

Conforme a Secretaria de Educação, 11.026 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino, formada por 18 CEIs, sendo seis conveniados, que atendem em período integral; uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e 16 EMs (Escolas Municipais), sendo que duas delas funcionam em período integral.

As últimas semanas foram de muito trabalho na rede municipal, com reuniões, atribuição de aulas, organização e limpeza das unidades escolares para receber as crianças. A Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto já realizou serviços de jardinagem nas creches e está finalizando o mesmo trabalho nas escolas municipais.

Na quarta-feira (1º), os diretores receberam os profissionais da educação para a instrução inicial, com apresentação das normas sobre o ano letivo e os procedimentos de rotina das instituições. Já nesta quinta e sexta-feira, os professores participam do planejamento escolar, encontro que tem por objetivo estabelecer metas e as propostas pedagógicas a serem desenvolvidas ao longo deste ano.

MISSÃO

A Secretaria de Educação tem por missão formar cidadãos plenos e capazes de transformar a sociedade tornando-a mais justa, igualitária e sustentável. Já a missão das unidades educacionais é proporcionar o conhecimento e o desenvolvimento do ser humano, oferecendo uma educação de qualidade que contribua para formação de cidadãos plenos, éticos e responsáveis.

“Neste e nos próximos anos, vamos buscar trabalhar com a cooperação. Assim, a união e os fundamentos da humanização estarão atrelados à moral, à cultura, à ética e aos valores universais como um eixo de toda a estrutura da rede municipal, enfatizando a formação integral do aluno e a importância da parceria entre escola e família para construção de uma educação mais humanizada e humanizadora”, declarou a secretária de Educação, professora doutora Áurea Esteves Serra.

Texto: Rafael Lopes