09/02/2017
Educação promove palestra com promotor Dr. Joel Furlan e abre oficialmente o ano letivo de 2017

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na noite desta quarta-feira (8) a palestra “Humanização: a transformação do mundo começa pela formação da criança”. O evento, que lotou o auditório do Sinbi, abriu oficialmente o ano letivo nas escolas mantidas pela Prefeitura Municipal. O palestrante foi o 6º Promotor de Justiça Criminal de Araçatuba, Dr. Joel Furlan, que por vários anos atuou em Birigui. Sua promotoria inclui Infância e Juventude Completa e Direitos Humanos.

“O projeto municipal de governo proposto para os próximos quatro anos com o principal objetivo a importância do desenvolvimento local, perpassando as diversas secretarias, que fomentem o pensamento crítico e inovador, de forma que promovam a transformação da sociedade”, falou a secretária municipal de Educação, professora doutora Aurea Esteve Serra.

Segundo a secretária de Educação, os passos do projeto, são em relação o ser humano, a natureza e o universo, numa perspectiva mais abrangente da atuação política, embasada na solidariedade, na igualdade e no respeito aos direitos humanos, a partir de estratégias democráticas e interativas.

“Vamos humanizar os processos formativos dos quais as crianças matriculadas no município integram, ampliando-os aos diversos setores da sociedade”, salientou a secretária.

O evento contou com a presença do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão. O chefe do Executivo, a secretária de Educação e o palestrante formaram a Mesa Diretora juntamente com a secretária adjunta de Educação, professora Meiriane Beltran e com o secretário municipal de Gabinete, José Manoel Sanches, que no ato representou o deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho.

“Estarei de portas abertas para ouvir, dialogar, trocar experiências com todos os educadores de Birigui. Estamos falando de um dos mais importantes profissionais de nossa sociedade, aqueles que levam o conhecimento, que formam cidadãos, professores e educadores. Que este ano letivo seja maravilhoso para todos vocês”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão na abertura da palestra.

O chefe do Executivo entregou para a secretária de Educação os livros “Honrar a Criança” e “Jornada de Amor e Terra”. “Essas bibliografias serão utilizadas para a formação com o objetivo de honrar as nossas crianças e cuidar da sustentabilidade do planeta” completou a secretária Aurea Esteve Serra.

Texto e fotos: Tiago Lotto