10/02/2017
Sete bairros de Birigui recebem campanha de prevenção e combate ao Aedes aegypti neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui promove neste sábado (11 de fevereiro) mais uma ação da campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Serão vistoriados os bairros Vila Operária, Parque Residencial Nelson Calixto, Jardim São Paulo, Jardim Klayton, Vila Industrial, Vila Bandeirantes e Cidade Jardim.

A meta é que sejam visitados mais de três mil imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. A mobilização será realizada a partir das 8h e contará com a participação de 105 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, divididos em dez equipes. Em cada equipe haverá também um supervisor.

O principal objetivo da campanha é eliminar recipientes que possam acumular água, tornando-se potenciais criadouros do Aedes aegypti, além de conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção a fim de evitar a proliferação do mosquito. Haverá ainda a distribuição de panfletos educativos. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção civil.

BALANÇO

A campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti” foi retomada em janeiro. Em três sábados, 6.677 imóveis foram vistoriados e 216 focos com larvas foram eliminados. Não houve visita em um sábado do mês devido à chuva. A força-tarefa é realizada em parceria com o governo do Estado de São Paulo, que paga remuneração extra de R$ 120 a cada profissional envolvido.

Texto: Rafael Lopes