13/02/2017
Secretaria de Educação abre inscrições para concessão de 120 bolsas de estudo a universitários

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu nesta segunda-feira (13 de fevereiro) inscrições para concessão de bolsas de estudo para alunos carentes que estão cursando o ensino superior em instituições particulares. Serão concedidas até 120 bolsas no valor de até R$ 1 mil, que será pago em dez parcelas mensais.

As inscrições vão até o dia 24 e devem ser efetuadas no site www.semebi.net/bolsa. Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato pode utilizar gratuitamente um computador do programa Acessa São Paulo, que funciona na Biblioteca Municipal – avenida Governador Pedro de Toledo, 73, de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 17h30.

Serão concedidas bolsas de estudo somente aos candidatos cujas famílias residam no município há, pelo menos, cinco anos. Fica vedada a concessão a universitários com disciplinas em regime de dependência ou que já possuam um curso superior completo. Duas ou mais pessoas da mesma família não podem usufruir deste mesmo benefício.

FORMULÁRIO

O formulário de inscrição deve ser impresso e entregue na Secretaria de Educação entre os dias 1º e 3 de março. É necessário anexar cópias do RG e CPF do candidato, pais ou cônjuge (se for casado); certidão de nascimento dos filhos menores (se houver); declaração de renda familiar; carteira de trabalho ou holerite com salário atualizado do inscrito e familiares; e comprovante de residência.

O candidato deve apresentar ainda o histórico escolar de 2016 (se for o primeiro ano de faculdade deve apresentar o histórico escolar do ensino médio) e atestado de matrícula deste ano, fornecidos pela instituição de ensino, contendo declaração de não dependência ou retenção de termo ou série anteriores, assinado pelo responsável da instituição.

Com base nos dados apresentados, serão selecionados aqueles que apresentarem a menor renda familiar per capita e o melhor desempenho escolar. No caso de empate, os candidatos mais velhos e com maior número de filhos terão preferência. A análise da documentação será feita por uma comissão nomeada pelo Executivo.

SERVIÇO

O decreto municipal 5.766/2017 com todas as informações sobre o processo pode ser consultado na edição 29, de 9 de fevereiro, do Diário Oficial Eletrônico (www.birigui.dioe.com.br). A Secretaria de Educação fica na rua Siqueira Campos, 362, Centro. O atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h. Outras informações: (18) 3643-6180.

Texto: Rafael Lopes