14/02/2017
Dificuldade financeira impede Prefeitura de adquirir uniformes; prefeito explica situação aos pais

A atual situação financeira da Prefeitura de Birigui está impedindo a aquisição de uniforme escolar para os alunos matriculados nas escolas mantidas pela administração municipal. O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, vai visitar todas as unidades escolares e explicar, pessoalmente, a situação aos pais. Duas escolas já foram visitadas nesta segunda-feira, dia 12. Para o prefeito, houve falta de planejamento das gestões anteriores.

O chefe do Executivo esteve na CEI Bella Clark Soares, no Jardim Ipanema, e na EM Profª Geni Leite da Silva, no Silvares. O gestor foi acompanhado pela secretária adjunta de Educação, Meiriane Aparecida Beltran. As visitas ocorreram das 17h30 às 19 horas.

A Prefeitura de Birigui conta com 16 CEIs (Centros de Educação Infantil), sendo seis conveniados (atendem em período integral); uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e 16 EMs (Escolas Municipais), sendo que duas delas atendem em período integral. São, aproximadamente, 11 mil alunos matriculados nas unidades mantidas pela prefeitura.

"Faço questão deste contato com vocês (pais). Gosto de transparência e não tenho motivo para esconder que estamos enfrentando dificuldades financeiras. A falta de planejamento das gestões anteriores está nos atrapalhando atualmente. Por ora não há como adquirir uniforme escolar. Estamos estudando o que pode ser feito, quem sabe pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Pela Secretaria Municipal de Educação não temos condição financeira”, explicou o prefeito aos pais da CEI Bella Clark Soares.

PRIORIDADE – Apesar da crise financeira, o prefeito explicou aos pais que há condições de investir em melhorias nas escolas. O chefe do Executivo disse que muitas unidades escolares necessitam de reparos e reformas. “Além disso, nossos prédios escolares não contam com aprovação do Corpo de Bombeiros. Neste momento estou priorizando a segurança dos alunos. Vale lembrar que o kit escolar já foi adquirido e está sendo distribuído para todos os alunos”, salientou o prefeito.

As condições estruturais das escolas da prefeitura está sendo acompanhada pelo MP, que determinou providências por parte da administração. “Esses apontamentos já foram feitos em antigas gestões e ninguém tomou providência. Agora estou tendo a oportunidade de fazer o que é o certo e isso será feito. Prefiro não comprar o uniforme e deixar nossas crianças em um prédio seguro”, frisou o prefeito Cristiano Salmeirão.

ESTIMATIVA – Assim que assumiu a Prefeitura de Birigui, Cristiano Salmeirão solicitou um “raio x” da situação de cada unidade escolar mantida pela prefeitura. Segundo o prefeito, todas as escolas necessitam de reparos. “Vamos investir, aproximadamente, 2 milhões de reais para que nossa escolas recebem reparos, reformas e melhorias necessárias para o bom atendimento aos alunos”.

De acordo com o prefeito, os serviços que serão realizados nas unidades não irá atrapalhar o calendário escolar. “Fiquei feliz de dialogar com os pais. Muitos ofereceram ajuda voluntariamente”, destacou o prefeito.

Nas duas escolas que visitou nesta segunda-feira (13) pais ofereceram mão de obra para instalação de ventilador e ar condicionado e, também, para a criação de um grupo de mães que podem trocar materiais escolares e uniformes. O prefeito agradeceu o apoio dos pais.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa