14/02/2017
Prefeito Cristiano Salmeirão prestigia confraternização de carnaval das crianças do CRAS 4

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta segunda feira, 13, a uma festa de confraternização de carnaval com crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS 4 “Orlanda Macarini Palácio”, que fica no Portal da Pérola. O carnaval ocorreu no buffet Garden Kids, das 16 às 20h.

O Serviço de Convivência atende aproximadamente 10 mães com seus filhos de 0 a 3 anos, 65 crianças/adolescentes, 15 jovens e 20 idosos. O evento teve como objetivo promover a diversão e descontração entre os participantes e principalmente a relação intergeracional (crianças e idosos).

De acordo com os profissionais do CRAS, a festa contou ainda com alimentação (cachorro quente, cachorro quente saladinha, X salada, batata frita, crepe Suíço, algodão doce, pipoca, bolo, docinhos, refrigerante e suco natural), além de brincadeiras e danças.

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e a primeira dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, prestigiaram a festa. Também participaram o secretário municipal de Saúde, Gilmar Treco Cavacca, e a secretária adjunta de Saúde, Evelise Pires Cogo Simão.

“Que maravilha o trabalho realizado pela equipe do CRAS 4. Sempre digo que o mesmo que quero para meus filhos, desejo para todos os filhos de Birigui. Meus filhos sempre frequentaram buffet infantil. Hoje as crianças da região do bairro Portal da Pérola II realizaram este sonho. Parabéns a todos os envolvidos neste evento”, falou o chefe do Executivo.

SCFV - O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

Trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). E foi reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº01/2013.

Texto e fotos: Rafael Ribeiro (CRAS)