15/02/2017
Secretaria Municipal de Finanças lança um novo sistema de gerenciamento eletrônico de GIA

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, lança nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, um novo sistema de gerenciamento eletrônico de Guia de Informação e Apuração (GIA). O Executivo está dando continuidade ao processo de Modernização Administrativa, buscando facilitar a integração entre contribuinte e fisco.

Segundo a gerente de atendimento do Setor de Fiscalização, Fernanda Zonta Vicentin, nesta nova fase será implantado o sistema eletrônico visando o acompanhamento do valor adicionado para fins de cálculo do Índice de Participação dos Municípios, tornando o processo ágil, eficaz e seguro.

De acordo com a gerente de atendimento, após a implantação do sistema os contribuintes já serão notificados para apresentarem as GIAS a Prefeitura de Birigui. “Por isso é muito importante o comparecimento no lançamento do novo sistema. Os presentes irão conhecê-lo e poderão tirar dúvidas”, falou Fernanda Vicentin.

O lançamento do novo sistema atende determinação do Decreto 5.769, de 14 de fevereiro de 2017, que dispõe sobre regulamentação da entrega, por meio eletrônico, das informações dos documentos fiscais que devam acompanhar mercadorias em operações de que participem produtores rurais, indústrias, comerciantes e prestadores de serviços, que trata a Lei Federal 63/90.

No Decreto, assinado pelo prefeito Cristiano Salmeirão, é considerado que o Poder Público deve adotar medidas tendentes à simplificação da ordem tributária, promovendo a redução de custos no cumprimento das obrigações fiscais.

São convidados da Prefeitura de Birigui os contadores, os produtores rurais e demais interessados que atuam no setor. O lançamento será feito na Associação Comercial e Industrial de Birigui (Acib), às 19h. Para participar basta enviar email confirmando presença (cadfiscal@birigui.sp.gov.br). As vagas são limitadas. A Acib fica na avenida Governador Pedro de Toledo, 262, Centro.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3643-6153.