16/02/2017
Secretaria de Saúde visita mais de 3 mil imóveis neste sábado (18) na campanha contra o Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Birigui realiza neste sábado (18 de fevereiro) mais uma ação da campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. A meta é vistoriar 3.425 imóveis nos bairros Vila Troncoso, Jardim Santa Helena, Vila Xavier, Vila Guanabara, Vila Roberto, Vila Maria, Vila Pontes e Residencial Braguim.

As visitas serão realizadas a partir das 8h e contarão com a participação de 105 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, além de dez supervisores. A força-tarefa integra a campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”. Cada profissional recebe do governo do Estado de São Paulo remuneração extra de R$ 120 por sábado trabalhado.

Durante a atividade, os agentes vão eliminar das residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios recipientes que possam acumular água, tornando-se potenciais criadouros para o mosquito. Realizarão também trabalho de orientação, com distribuição de panfletos educativos aos moradores. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção civil.

BALANÇO

Na mobilização do último sábado (11), realizada em sete bairros do município, 2.175 imóveis foram vistoriados e 55 focos com larvas foram eliminados. Outros 630 imóveis foram encontrados fechados e em 25 os moradores recusaram a entrada dos agentes de saúde. Neste ano, já foram registrados três casos positivos de dengue na cidade.

Texto: Rafael Lopes