17/02/2017
Decreto coloca Birigui na Agenda 2030 da ONU; meta é gerar mudanças por meio de 17 objetivos

Decreto de autoria do prefeito Cristiano Salmeirão, publicado nesta quarta-feira, 15, coloca Birigui em um plano de ação mundial que visa encorajar políticas públicas com 17 objetivos do desenvolvimento sustentado da ONU (Organização das Nações Unidas).

Além do chefe do Executivo, assinam o documento os 15 secretários municipais de Birigui. O interessado pode acessar a íntegra do decreto no site oficial da Prefeitura de Birigui (www.birigui.sp.gov.br), no banner Diário Oficial Eletrônico.

“A Agenda 2030 é um plano de ação da ONU para as pessoas, empresas, órgãos públicos, enfim, para o planeta, para a prosperidade. Com esse decreto poderemos atuar em parceria colaborativa. Os objetivos e metas da Agenda estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

A adesão aos 17 objetivos não é a primeira ação da Prefeitura de Birigui em parceria com a ONU. O município é signatário do Pacto Global da ONU, membro do referido programa, sendo o segundo município do Estado de São Paulo a efetivar a adesão. O município é, também, signatário do Programa Cidades Sustentáveis.

“Agora, com a institucionalização da Agenda 2030, vamos promover e incentivar a realização de ações positivas, como a erradicação da pobreza; alcançar segurança alimentar , acabando com a fome; promover o bem-estar para todos; reduzir a desigualdade dentro dos países; entre outras importantes ações do nosso cotidiano. A Agenda visa transformar o planeta”, destacou o prefeito Cristiano Salmeirão.

CONHEÇA

Acompanhe, abaixo, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Objetivo 1 - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4 - Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Objetivo 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8 - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9 - Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10 - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Objetivo 11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

Objetivo 14 - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Objetivo 16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17 - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.