21/02/2017
Consultora da FAO faz pesquisa em Birigui; ação visa promover a segurança alimentar e nutricional

A consultora da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), Ilka Correia, está realizando em Birigui uma pesquisa de campo que visa melhorar a integração do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para diminuir a insegurança alimentar e nutricional no município, e, consequentemente, no país.

O PAA é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e têm por objetivo aprimorar a produção, o abastecimento e o acesso da população a alimentos saudáveis da agricultura familiar.

Segundo Ilka Correira, o PAA compra alimentos dos agricultores familiares, sem necessidade de licitação (de acordo com as resoluções do programa), e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pelas redes públicas de ensino, saúde e assistência social.

De acordo com ela, a FAO é um braço da ONU e lidera os esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar, em parceria com o Governo Federal.

"A FAO trabalha no combate à fome e à pobreza, promove o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas, em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida ativa e saudável, garantindo o Direito Humano a alimentação adequada”, salientou a consultora.

Os trabalhos em Birigui tiveram início nesta segunda-feira, dia 20, quando a consultora da FAO foi recebida pelo prefeito Cristiano Salmeirão, pela primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, pelo secretário da Sedecti, Nelson Giardino, e pela diretora do departamento de Agronegócios e Segurança Alimentar da Prefeitura de Birigui, Regina Biancolin.

Nesta terça-feira (21) um novo encontro ocorreu no Paço Municipal, desta vez com representantes de entidades e projetos socioassistenciais de Birigui que atuam na distribuição de alimento do PAA (antigo Fome Zero) e com representantes do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional). Via PAA, 42 entidades de Birigui são beneficiadas com os alimentos comprados diretamente do agricultor familiar.

De acordo com a consultora da FAO, a proposta da pesquisa é aumentar a integração do PAA com as entidades socioassistenciais, promovendo, assim, a agricultura familiar e diminuindo a insegurança alimentar e nutricional.

Ilka Correia visitou algumas entidades socioassistenciais da cidade e avaliou se o programa está atingindo seu objetivo, ou seja, se os alimentos estão chegando nas unidades recebedoras.

A pesquisa feita em Birigui será levada ao Governo Federal e servirá de parâmetro para que o governo melhore a integração do PAA com as unidades recebedoras.

Texto e fotos: Tiago Lotto