Com o objetivo de auxiliar as secretarias municipais na captação de recursos governamentais e da iniciativa privada para serem investidos em políticas públicas voltadas à população, a Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) criou a Central de Inteligência e Acompanhamento de Abertura de Programas e Convênios.
A Central de Inteligência é composta, atualmente, por um servidor da Sedecti que foi capacitado para realizar diariamente levantamentos e repassar para as secretarias as fontes de recursos disponíveis nas bases de dados dos governos federal e estadual, além de editais abertos por agências de fomento, estatais, empresas e outras instituições públicas e privadas.
SICONV
Até o momento, foram mapeados dez programas no Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse), do governo federal, relacionados ao esporte, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico. As respectivas secretarias já estão elaborando os devidos projetos para tentar trazer os recursos para o município.
São monitorados ainda programas abertos pelas secretarias estaduais; emendas parlamentares; editais e patrocínios de instituições como Petrobras, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), entre outros.
O diretor de Desenvolvimento Industrial, Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Marco Aurélio Barbosa de Souza, disse que em breve a Prefeitura fará o treinamento com outros servidores para explicar como elaborar projetos e fazer a inserção em portais, como o Siconv. “A ideia é integrar todas as secretarias para potencializarmos a busca por recursos para o município”, afirmou.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Lopes
|