01/03/2017
Visando atender demanda reprimida, Prefeitura e IDS realizam “mutirão da tomografia”

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a IDS (Instituto de Desenvolvimento Social), inicia nesta quinta-feira, 2 de março, uma ação que visa atender a demanda reprimida dos exames de tomografias agendados na rede pública municipal (SUS). A realização do mutirão foi idealizada pelo prefeito Cristiano Salmeirão.

Denominado “mutirão da tomografia”, os exames serão realizados no novo pronto-socorro municipal “Dr. Alceu Lot”, que atende na rua Luiz Oba, no Silvares. O IDS é o responsável pela gestão do novo pronto-socorro municipal.

“Esta parceria visa atender as guias de encaminhamentos que já estão na Central de Agendamentos da Secretaria Municipal de Saúde. Serão realizados exames de tomografias com contraste e tomografias sem contraste”, explicou o secretário municipal de Saúde, Gilmar Treco Cavaca.

Segundo o prefeito, a ação visa “zerar” a demanda. “Existem exames solicitados desde 2015. É um período longo, já que estamos falando da saúde do munícipe. Essa parceria com a IDS visa agilizar a realização das tomografias”, comentou Cristiano Salmeirão.

De acordo com a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, 15 exames por dia serão realizados. A demanda conta com aproximadamente 200 guias de encaminhamento para tomografias com e sem contraste. A previsão é encerrar o mutirão dia 31 de março.

ENTENDA

O exame de tomografia é um exame de imagens que é realizado por meio de raios X. Esses raios tem como principal intuito a captação de imagens em alta definição de estruturas do corpo, como é o caso de órgãos, ossos e outras partes específicas do corpo humano.

Essa máquina tem como principal característica a realização de radiografias de caráter transversais. A cada um dos registros realizados, as imagens passam pelo processamento de um computador, a fim de formar uma cadeia de fotografias com inúmeros detalhes sobre aquilo que se busca estudar/analisar no corpo humano.

De uma forma geral, a tomografia oferece imagens em definição muito melhor do que a do simples raio X, conseguindo detectar quaisquer alterações que venham a prejudicar ossos, órgãos, tecidos e outras estruturas do corpo, por mais pequenas que elas sejam.

Texto e foto: Tiago Contador Lotto