01/03/2017
UBSs e Ambulatório de Saúde da Mulher abrem neste sábado (4) para realizar exames preventivos

Neste sábado (4 de março), as nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Ambulatório de Saúde da Mulher de Birigui estarão abertos excepcionalmente, das 8h às 16h, para a realização da campanha de preventivo contra o câncer do colo do útero. O exame é direcionado para todas as mulheres.

Para a coleta do preventivo é necessário apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência, CPF e RG (original e uma cópia). Para realizar o exame é importante que a mulher evite ter relação sexual dois dias antes da coleta; que não esteja menstruada e que não tenha feito uso de ducha ou usado pomada vaginal.

Conforme a diretora do departamento Médico e de Enfermagem, Edna Maria da Silva Moreira, a campanha tem como foco atender, principalmente, as mulheres que têm dificuldades em procurar atendimento durante a semana. Na campanha do ano passado foram colhidos 1,3 mil exames. Para este ano, a meta é superar esta quantidade.

Os preventivos coletados serão analisados pelo Hospital do Câncer de Barretos. “Em casos de alterações, as pacientes receberão acompanhamento na rede municipal de saúde. E caso necessário, fazemos também o encaminhamento para o hospital de Barretos”, explicou a enfermeira da ESF (Estratégia de Saúde da Família), Camila Bigelli.

INDOLOR

O exame preventivo é indolor e detecta lesões e estágios iniciais do câncer do colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte por câncer no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Por isso, quando diagnosticado precocemente as chances de cura são de 100%.

É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica. Os exames podem ser feitos gratuitamente na rede pública de saúde durante todo o ano, de segunda a sexta-feira nas UBSs ou no Ambulatório de Saúde da Mulher. O exame pode ser agendado também diretamente com os agentes comunitários de saúde, nas visitas casa a casa.

Texto: Rafael Lopes