01/03/2017
Secretaria de Saúde de Birigui intensifica busca por novos casos de tuberculose até o dia 20 de março

A Secretaria de Saúde de Birigui inicia nesta quinta-feira (2 de março), a campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório para Tuberculose. A mobilização, que seguirá até o próximo dia 20, tem como objetivo orientar a população e diagnosticar precocemente a doença, interrompendo a cadeia de transmissão.

A intensificação por pacientes com sintomas de tuberculose será desenvolvida nas nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Ambulatório de Saúde Mental, Ambulatório da Saúde da Mulher, Centro de Especialidades Médicas, SAE (Serviço de Atendimento Especializado), além da Santa Casa, Pronto-Socorro e Hospital Unimed.

Quem tem tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre, sudorese noturna, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito ou nas costas, pode procurar um desses locais da rede básica ou privada de saúde para a realização do exame grátis de escarro para detecção da doença, conhecido como baciloscopia.

“A população deve ficar atenta aos sintomas e procurar imediatamente atendimento médico, pois a doença pode levar a óbito quando não tratado corretamente”, alertou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Angelina Mari Lourenço Machado, ao ressaltar que o exame que detecta a tuberculose pode ser realizado durante o ano inteiro nas UBSs.

DOENÇA

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer também em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão ocorre a partir da inalação de pequenas gotas de saliva expelidas pela tosse, fala ou espirro do portador da doença.

O tratamento contra a tuberculose é oferecido gratuitamente pela rede municipal de Saúde. É feito por meio do TDO (Tratamento Diretamente Observado), onde o paciente toma a medicação diariamente na presença de um profissional de saúde, durante seis meses. Para que tenha eficiência, o tratamento não pode ser interrompido, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

Texto: Rafael Lopes