03/03/2017
Birigui vai integrar Movimento de Segurança no Trânsito; convênio prevê repasse de R$ 1 milhão

O município de Birigui foi escolhido pelo governo do Estado de São Paulo para integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O programa, que tem como um dos parceiros o Detran-SP, tem como objetivo reduzir em 50% o número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito até 2020.

O secretário municipal de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva, a diretora do Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), Melissa Puertas Sampaio, e o pregoeiro oficial da prefeitura, Gabriel de Castro Pereira, estiveram nesta quinta-feira (2 de março), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para a reunião técnica sobre o programa.

A comitiva de Birigui foi recebida pelo consultor interno da Secretaria de Governo do Estado, Leonardo Lapa Pedreira, a assessora de gabinete, Maria Assunção de Souza, e a agente estadual de trânsito Thielly Patiens Polido, ambas do Detran-SP, que passaram as orientações para a posterior assinatura do convênio, que prevê o repasse de mais de R$ 1 milhão ao município, provenientes de multas do Detran-SP.

De acordo com Maria Assunção, Birigui foi selecionada para o programa devido à alta taxa de mortalidade no trânsito. Conforme o Deptrans, em 2016 foram registrados 21 óbitos. Neste ano já ocorreram quatro acidentes fatais no perímetro urbano do município.

COMITÊ

O Deptrans deverá montar um comitê municipal para elaborar um plano de ação prevendo as melhorias necessárias em pontos críticos do trânsito no município para apresentar ao governo. As propostas devem ser voltadas às áreas de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, sinalização e educação para o trânsito.

"O Movimento Paulista é importante porque nos ajudará no suporte técnico para a implantação de uma gestão de segurança viária, além de repassar subsídios financeiros para que possamos desenvolver as políticas públicas necessárias para a redução de mortes no trânsito", afirmou o secretário municipal de Segurança Pública.

A diretora do Deptrans disse que o trabalho começará com a educação no trânsito. "Esta iniciativa envolverá toda a comunidade, entidades, Contram (Conselho Municipal de Trânsito), Guarda Civil Municipal, polícias Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, DER e a concessionária Via Rondon" completou Melissa, ao destacar que a escolha de Birigui teve a indicação do deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito está em consonância com a resolução da ONU (Organizações das Nações Unidas) que declara a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011 a 2020, visando o desenvolvimento de políticas públicas que busquem a redução de vítimas fatais nos acidentes de trânsito.

Texto e foto: Rafael Lopes