06/03/2017
Secretaria de Saúde promove Campanha Municipal de Intensificação de Vacinas no próximo sábado (11)

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui promove no próximo sábado (11 de março) a Campanha Municipal de Intensificação de Vacinas. As nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a Vigilância Epidemiológica estarão abertas, das 8h às 17h, para atualização da caderneta de vacinação dos adolescentes, adultos, gestantes e idosos.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Angelina Mari Lourenço Machado, serão atualizadas seis vacinas do calendário nacional de vacinação. “Vacina não é remédio, é prevenção. Por isso, nosso objetivo é aumentar a cobertura vacinal no público-alvo, contribuindo para a redução das doenças imunopreveníveis”, explicou.

No atendimento nos postos de saúde, os profissionais vão avaliar a caderneta para verificar se a pessoa precisa iniciar um esquema vacinal ou completar alguma dose. “Por isso, é fundamental que a população alvo compareça nas unidades de saúde levando a caderneta de vacinação para que sejam aplicadas somente as doses das vacinas necessárias”, reforçou Sandra.

VACINAS

Meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 12 e 13 anos poderão colocar em dia as vacinas contra meningite C, febre amarela e HPV (que protege contra o câncer e verrugas nos órgãos genitais). Para os adultos estarão disponíveis as vacinas hepatite B; febre amarela; dupla, contra difteria e tétano; e a trivalente, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola.

As gestantes poderão se vacinar contra a difteria e tétano e hepatite B. Além dessas duas doenças, os idosos poderão também tomar a vacina contra a febre amarela. Para atingir o maior número de pessoas, a campanha está sendo divulgada em todas as escolas municipais, estaduais e particulares, além das indústrias calçadistas.

Texto: Rafael Lopes