06/03/2017
Prefeito e secretária de Educação visitam a AMA - Associação de Amigos do Autista de Araçatuba

O prefeito Cristiano Salmeirão, a secretária municipal de Educação, Áurea Esteves Serra, e a secretária adjunta de Educação, Meiriane Beltran, visitaram na manhã desta segunda-feira, dia 6 de março, a AMA (Associação de Amigos do Autista de Araçatuba).

O chefe do Executivo foi convidado por mães de autistas que residem em Birigui. “Essas mães solicitaram alteração no horário de transporte das crianças, já que a Prefeitura de Birigui realiza o transporte dos assistidos na AMA”, explicou o prefeito.

Visando conhecer a realidade das mães e das crianças autistas atendidas em Araçatuba, o prefeito, a secretária e a secretária adjunta foram no micro-ônibus que faz o transporte. Após percorrer vários bairros de Birigui pegando mães e assistidos, o micro-ônibus partiu para Araçatuba às 12h.

Na AMA, a comitiva de Birigui foi recebida pela diretora da associação, Sidney Freitas Ribeiro. Segundo ela, a entidade atende 125 crianças, adolescentes e adultos, todos autistas de 14 cidades da região.

"O micro-ônibus da Prefeitura de Birigui transporta 17 crianças autistas que são atendidas na AMA. As mães solicitaram que o transporte deixe Birigui mais cedo, pois o horário de chegada na associação é próximo das 13h, fazendo com quê os assistidos percam várias atividades do período da manhã. Vamos estudar como resolver essa questão”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

A AMA oferece aos assistidos refeições, fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento educacional especializado, além de contar com assistentes sociais e profissionais especializados em atender pessoas com diagnóstico de transtornos globais do desenvolvimento.

A comitiva de Birigui foi convidada para almoçar na associação e conhecer as dependências do espaço. O prefeito de Birigui elogiou o trabalho desenvolvido pela AMA. “É uma associação muito bem estruturada, com excelentes profissionais. Parabéns pelo belo trabalho desenvolvido”, completou o chefe do Executivo.

Texto e fotos: Tiago Lotto