07/03/2017
BiriguiPrev em alerta: Relatório Atuarial da CEF aponta déficit de mais de R$ 472 milhões

Avaliação Atuarial feita pela Caixa Econômica Federal (CEF) aponta que o BiriguiPrev registra déficit de R$ 472.080.726,60 (quatrocentos e setenta e dois milhões, oitenta mil, setecentos e vinte seis reais e sessenta centavos). O documento, que veio de Brasília, tem como data base dezembro de 2016 e foi encaminhado para o prefeito Cristiano Salmeirão em fevereiro deste ano. Cópia do documento está disponível no Paço Municipal (Praça James Mellor, sem número), basta procurar pela Secretaria Municipal de Expediente e Comunicações Administrativas.

A grave situação da previdência municipal já havia sido encaminhada ao chefe do Executivo, que na segunda quinzena de janeiro deste ano recebeu um levantamento realizado por uma comissão especial formada por membros da Prefeitura de Birigui, do BiriguiPrev e por um servidor inativo.

O documento aponta que a administração municipal terá sérias dificuldades para pagar aposentadorias dos servidores no futuro, caso não tome medidas urgentes para interromper o crescimento do déficit atuarial previdenciário.

A pesquisa feita aponta que o gasto atuarial aumentou em aproximadamente 170,50% no período de sete anos. O déficit que era de R$ 143.330.759,66, em 2009, subiu para R$ 387.611.204,63, em 2015. Já cálculo atuarial de 2016 aponta déficit de R$ 472.080.726,60. O valor integra as provisões matemáticas previdenciárias (registros contábeis) da CEF.

“O estudo mostra que no período de 2009 a 2015 houve aumento de 23,30% no número de segurados e de aproximadamente 180% na folha salarial dos servidores ativos, elevando, consecutivamente, os gastos das aposentadorias e pensões dos inativos”, falou o prefeito.

O crescimento salarial é influenciado pelas incorporações de efetivos em cargos comissionados, progressões e reajustes salariais. “Exatamente por isso que cortei vários cargos comissionados da Prefeitura de Birigui e estamos estudando estratégias para resolver esse grave problema”, frisou o prefeito Cristiano Salmeirão.

LEGISLATIVO – O chefe do Executivo já encaminhou uma cópia da Avaliação Atuarial da CEF para a Câmara Municipal. “Para quem disse que eu estava mentindo, o documento poderá ser analisado pelos vereadores e pela população. Antes de divulgar qualquer informação, temos que apurar, pesquisar. Nossa gestão, mostrando ética e respeito ao dinheiro público e aos munícipes, faz todas as pesquisas antes de divulgar algum problema da Prefeitura ou autarquias”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.