09/03/2017
Prefeito reúne três secretarias e pede total atenção com cadastros em programas sociais

Três secretarias municipais estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira, dia 8, na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Além dos profissionais do Social, estiveram presentes secretários e servidores das secretarias de Educação e Saúde.

O prefeito Cristiano Salmeirão participou do encontro, que teve como principal objetivo alinhar e melhorar dados e informações dos munícipes cadastrados nos programas sociais do Governo Federal, o chamado CADUNICO.

A Prefeitura de Birigui tem que atualizar seu CADUNICO até abril. “Detectamos ausência de dados, principalmente na Secretaria Municipal de Saúde. Os dados dos cadastrados devem ser os mesmos nas secretarias envolvidas no atendimento ao cidadão”, explicou a diretora Claudia Ferreira Ribeiro.

Segundo os presentes na reunião, os dados completos nos cadastros são extremamente importantes. “A ausência de dados e falta de informações pode impedir que um munícipe receba benefícios oferecidos pelo Governo Federal, como, por exemplo, o Bolsa Família”, explicou a primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliana Cristina Salmeirão.

Uma das alternativas apontadas no encontro foi a opção de levar as digitadoras do CADUNICO até os CRAS e CREAS da cidade para facilitar o acesso do munícipe. “Estamos estudando estratégias entre as secretarias envolvidas para melhorar o arquivamento e acesso das informações, já que encontramos divergências de dados”, salientou a diretora Claudia Ribeiro.

O prefeito Cristiano Salmeirão disse que solicitou um estudo para que todas as secretarias da Prefeitura de Birigui sejam informatizadas. “Com a informatização poderemos melhorar os cadastros dos variados programas, ações, convênios e demais documentos envolvendo todo o Executivo”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Os profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social continuarão realizando reuniões para completar os dados ausentes do CADUNICO, já que em abril as informações deverão estar disponíveis para o Governo Federal.

Texto e fotos: Tiago Lotto