13/03/2017
Saúde imuniza cerca de 3 mil pessoas durante Campanha Municipal de Intensificação de Vacinas

Cerca de 3 mil pessoas foram imunizadas durante a Campanha Municipal de Intensificação de Vacinas, realizada no último sábado (11 de março) pela Secretaria de Saúde de Birigui. As nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a Vigilância Epidemiológica ficaram abertas para vacinar o público-alvo, formado por adolescentes, adultos, gestantes e idosos.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Angelina Mari Lourenço Machado, disse que as vacinas mais procuradas foram contra a febre amarela, hepatite B e a dupla adulto (difteria e tétano). “Tivemos uma boa adesão da população, que compareceu aos postos de atendimento para atualizar seu estado vacinal e se prevenir contra doenças imunopreveníveis”, afirmou.

“O sucesso da campanha deve-se ao grande trabalho de divulgação realizado no município, por isso gostaríamos de agradecer a todas as secretarias municipais envolvidas, sindicatos, diretoria regional de ensino e meios de comunicação. Bem como a todos os colaboradores que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso da intensificação de vacinação”, completou Sandra, ao adiantar que novas campanhas serão programadas pela Secretaria de Saúde.

VACINAS

Na campanha municipal de intensificação foram atualizadas seis vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação. No dia, as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 12 e 13 anos puderam colocar em dia as vacinas contra meningite C, febre amarela e HPV (que protege contra o câncer e verrugas nos órgãos genitais).

Nos adultos foram aplicadas as vacinas hepatite B; febre amarela; dupla adulta e a trivalente (contra sarampo, caxumba e rubéola). As gestantes e os idosos se vacinaram contra a difteria e tétano e hepatite B. Além dessas duas doenças, os idosos também se preveniram contra a febre amarela. Todas as vacinas estão disponíveis nas UBSs e são aplicadas de segunda a sexta-feira.

Texto: Rafael Lopes