13/03/2017
Vandalismo em lixeiras da praça Raul Cardoso vai gerar despesas aos cofres públicos

A praça Raul Cardoso, no Jardim Pérola, em frente a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi alvo de vandalismo no último domingo, dia 12 de março. Cerca de 11 lixeiras ecológicas foram quebradas por marginais que também espalharam o lixo pela via pública. Um Inquérito Policial deverá ser instalado para apurar os fatos, já que nas proximidades da praça existem residências com circuito de monitoramento que poderá identificar os autores.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva, um boletim de ocorrência por dano ao Patrimônio Publico foi registrado na delegacia-sede da Polícia Civil, que investiga o caso. “A Guarda Municipal faz a segurança do local, porém, mesmo com o patrulhamento, infelizmente, praticaram estas ações. A GM vai intensificar a ronda noturna naquele setor, inclusive porque lá está a Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui”, disse o secretário.

As lixeiras ecológicas instaladas na praça Raul Cardoso foram doadas para a Prefeitura pela ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui), que em parceria com o Executivo mantém o Projeto Eco Birigui. Comerciantes que aderiram ao projeto podem expor suas logomarcas nas lixeiras plásticas.

PROVIDÊNCIA

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Eldir Scarpim, assim que foi comunicado da ação solicitou uma equipe de servidores da pasta para fazer o recolhimento do lixo e das 11 lixeiras que foram destruídas.

O secretário entrou em contato com ACIB para fazer a substituição das lixeiras. O valor do prejuízo aos cofres públicos gira em torno de R$2.500,00. O secretário disse que o gasto é desnecessário e atrapalha as prioridades da administração.

"Mesmo com as dificuldades financeiras a prefeitura tem trabalhado muito através do projeto Cidade Bela, criado em janeiro pelo prefeito Cristiano Salmeirão. Já revitalizamos praças, limpamos vários canteiros de avenidas com o recolhimento de lixo, galhos, roçagem e podas de árvores. Limpamos, também, os córregos Parpinelli e Biriguizinho. Agora temos que arcar com este gasto desnecessário”, comentou Scarpim.

Danificar o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista é crime previsto no artigo 163 do Código Penal. A pena para quem for flagrado cometendo este tipo de ação é de detenção de seis meses a três anos, multa, além de responder pela pena correspondente à violência.

DENUNCIE

O combate a este tipo de crime exige que os casos sejam denunciados. Portanto, ao se deparar com um caso de dano ao patrimônio publico ligue para a Polícia Civil e Militar ou Guarda Municipal. O serviço de atendimento telefônico gratuito funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Para denunciar ligue para:

Guarda Municipal – (18) 3641-8088

Polícia Civil – (18) 3642-2040 ou 3642-2404