14/03/2017
Secretário Estadual do Meio Ambiente visita Birigui: Programa “Município VerdeAzul”

Birigui vai sediar nesta quinta-feira, dia 16 de março, a capacitação do Programa Município VerdeAzul (PMVA) – ciclo 2017, idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O evento será realizado no SESI, das 8 às 17h, com apoio e suporte da Prefeitura de Birigui.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, a capacitação contará com a presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo Silva. “A convocação do governo paulista para a participação na capacitação foi feita para 90 municípios das regiões administrativas de Araçatuba e Presidente Prudente”, falou Salomão.

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

“O PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Essa capacitação em Birigui vem em boa hora e vai ajudar na busca de melhorias da qualidade ambiental de nossa região”, comentou o secretário municipal Juliano Salomão.

De acordo com o secretário, Birigui participa do PMVA há 2 anos, porém ainda não conquistou a certificação de Município VerdeAzul. No primeiro ano do programa Birigui conquistou 15 pontos. No segundo, 28 pontos. “Para conquistar a certificação são necessários 80 pontos, em 10 diretivas. Estamos trabalhando para conquistar essa certificação”, falou Salomão.

“Com a certificação a Prefeitura de Birigui poderá pleitear e conquistar recursos financeiros, entre eles recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP. A prefeitura está realizando vários projetos e ações para melhorar a pontuação já neste primeiro ano de gestão. Avançar no ranking do PMVA será a garantia de que Birigui está cumprindo diversas ações de sustentabilidade”, completou o secretário municipal.

Acompanhe, abaixo, a programação da capacitação:

Data: 16 de março de 2017 (quinta-feira)

Horário: 8h credenciamento; 9h abertura

Local: SESI Birigui, avenida José Agostinho Rossi, número 620.

10h: início das apresentações

12h: almoço