14/03/2017
Prefeito assina convênio e Birigui vai receber mais de R$ 1 milhão para melhorias no trânsito

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, esteve na tarde desta terça-feira, dia 14 de março, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde encontrou o governador Geraldo Alckmin. O chefe do Executivo assinou o protocolo de intenção para um convênio entre o governo paulista e a Prefeitura de Birigui. O convênio prevê repasse de mais de R$ 1 milhão para o município aplicar no trânsito.

“O município de Birigui foi escolhido pelo governo do Estado de São Paulo para integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O programa, que tem como um dos parceiros o Detran-SP, tem como objetivo reduzir em 50% o número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito até 2020”, explicou o chefe do Executivo.

Cristiano Salmeirão agradeceu a atenção do governador Geraldo Alckmin e o apoio do deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho, que indicou Birigui ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. “Neste complicado momento financeiro esse recurso é muito bem vindo. Usaremos com muita inteligência e respeito aos cofres públicos”, frisou Salmeirão.

PREPARAÇÃO

No último dia 2 de março o secretário municipal de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva, a diretora do Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), Melissa Puertas Sampaio, e o pregoeiro oficial da prefeitura, Gabriel de Castro Pereira, estiveram em São Paulo para a reunião técnica sobre o programa.

De acordo com governo estadual, Birigui foi selecionada para o programa devido à alta taxa de mortalidade no trânsito. Conforme o Deptrans, em 2016 foram registrados 21 óbitos. Neste ano já ocorreram quatro acidentes fatais no perímetro urbano do município.

“O Deptrans está elaborando um plano de ação prevendo as melhorias necessárias em pontos críticos do trânsito no município para apresentar ao governo. As propostas devem ser voltadas às áreas de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, sinalização e educação para o trânsito”, completou o prefeito de Birigui.

O Movimento Paulista vai oferecer suporte técnico para a implantação de uma gestão de segurança viária, além de repassar subsídios financeiros para o desenvolvimento de políticas públicas necessárias para a redução de mortes no trânsito.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito está em consonância com a resolução da ONU (Organizações das Nações Unidas) que declara a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011 a 2020, visando o desenvolvimento de políticas públicas que busquem a redução de vítimas fatais nos acidentes de trânsito.

Texto: Tiago Lotto