17/03/2017
5ª Semana do Artesanato acontece de 19 a 26 de março com vendas de produtos e oficinas gratuitas

A Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Birigui promove de 19 a 26 de março, na praça Doutor Gama, a 5ª Semana do Artesanato. Feira de produtos artesanais, apresentações musicais e oficinas compõem a programação desta edição do evento, que acontece em alusão ao Dia Municipal do Artesão, comemorado no próximo domingo.

A abertura oficial da Semana do Artesanato será neste domingo, a partir das 19h, com apresentações da Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli e do Grupo Expresso do Samba. “A semana fomenta a produção artesanal, que retrata de maneira concreta a identidade de nossos artesãos, tornando-se obras de artes de registro histórico”, disse o secretário Elder Scanferla.

Nos oito dias do evento, cerca de 20 artesãos estarão na praça comercializando seus produtos, feitos com diferentes materiais recicláveis, com preços que variam de R$ 3 a R$ 500. De segunda a sexta-feira, a feira funcionará das 9h às 18h. No sábado (25) os estandes ficarão abertos das 9h às 14h. Já nos dois domingos (19 e 26) o público poderá fazer as compras das 17h às 22h.

OFICINAS

Entre os dias 21 e 25 serão realizadas oficinas sobre pacht-aplique, bordado vagonite, crochê, pátina com vela e biscuit. As atividades acontecerão na Associação dos Artesãos de A a Z (rua Nilo Peçanha, 540-A, Centro) ou na praça Dr. Gama, sendo gratuitas e abertas à população. Informações sobre os materiais necessários para as oficinas devem ser obtidas pelo telefone (18) 99142-2246, com Andréa.

A coordenadora de Turismo, Teka Betine, disse que o objetivo do evento é promover e valorizar o artesanato local enquanto manifestação de cultura popular. “Além disso, buscamos fortalecer as tradições culturais e estimular o desenvolvimento sustentável, por meio de trabalhos feitos a partir do reaproveitamento de materiais”, afirmou.

Veja, abaixo, a programação completa das oficinas da 5ª Semana do Artesanato

Dia 21/03 – Terça-feira