17/03/2017
Meio Ambiente pede unidade de conservação na “mata do country” e R$ 1,6 mi ao Governo Estadual

Aproveitando a visita do secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, à Birigui, o prefeito Cristiano Salmeirão e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, entregaram dois ofícios ao representante do governo paulista.

Salles esteve na cidade para prestigiar a capacitação do Programa Município VerdeAzul, ciclo 2017, idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O evento foi realizado nesta quinta-feira, no SESI Birigui, com representantes de 92 municípios.

O objetivo do VerdeAzul é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

No primeiro ofício entregue ao secretário Ricardo Salles a Prefeitura de Birigui solicitou R$ 1.686.743,20. A verba, caso seja liberada, será utilizada no Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos da Construção e Demolição.

"Birigui está em pleno desenvolvimento na área de construção civil e buscando solução na reciclagem de resíduos inertes de obras. Essa verba poderá ser usada para a implantação de 5 ecopontos, na aquisição de máquinas/equipamentos e em 2 caminhões poliguindastres”, falou o secretário de Birigui, Juliano Salomão.

"Mata do Country”No segundo ofício entregue pelo Executivo de Birigui para o representante do governo paulista, a solicitação diz respeito à área localizada na divisa de Birigui e Araçatuba, onde está instalado o Country Clube de Araçatuba.

Segundo Juliano Salomão, 90% da área fica em Birigui e 10% em Araçatuba. “Pedimos ao secretário de Estado do Meio Ambiente que esta área seja transformada em uma Unidade de Conservação, visando uma parceria entre as prefeituras (de Birigui e de Araçatuba) e governo paulista para a manutenção da biodiversidade e preservação ambiental”, explicou o secretário de Birigui.

"Nesta área existe a espécie do macaco Guariba (conhecido bugiu), que está ameaçada de extinção. É, também, importante reserva e drenagem de água. O espaço poderá ser utilizado como um Centro de Educação Ambiental e uma área para ecoturismo”, salientou Salomão.

O representante do Governo Estadual disse que irá analisar os pedidos da Prefeitura de Birigui, porém informou que a não certificação de Município VerdeAzul prejudica os pedidos. “Já estamos trabalhando os temas Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental na busca da certificação de Município VerdeAzul”, falou o prefeito de Birigui.

Fundação Florestal - Na próxima terça-feira, dia 21 de março, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado de Birigui estará em São Paulo, na Fundação Florestal, onde estará reunido com o diretor Prof. Dr. Edson Montilha.

"O professor Montilha realizou estudos de Mestrado e Doutorado sobre esta área, sobre a necessidade de criação de uma Unidade de Conservação”, completou Juliano Salomão. “Neste pedido não solicitamos recursos financeiros, mas apoio do Governo do Estado de São Paulo para atuar na estrutura da unidade, apoio técnico e servidores que atuam no setor da sustentabilidade”.

Texto e foto: Tiago Lotto