20/03/2017
Apresentações municipais abrem oficialmente a 5ª Semana do Artesanato de Birigui

Com apresentações da Corporação Musical Maestro Antônio Passareli e do grupo Expresso do Samba, a Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Birigui realizou neste domingo, dia 19 de março, a abertura oficial da 5ª Semana do Artesanato de Birigui. A abertura ocorreu na Praça Dr. Gama, onde as barraquinhas dos artesãos da cidade foram montadas. A comercialização dos produtos segue até o dia 26 de março.

A abertura ocorreu neste domingo em função do Dia Municipal do Artesão, comemorado anualmente em 19 de março. “A semana fomenta a produção artesanal, que retrata de maneira concreta a identidade de nossos artesãos, tornando-se obras de artes de registro histórico”, disse o secretário municipal de Cultura e Turismo, Elder Scanferla, que representou o prefeito Cristiano Salmeirão no evento.

Cerca de 20 artesãos estarão na praça comercializando seus produtos, feitos com diferentes materiais recicláveis. Os preços são variados e o atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. No sábado (25) os estandes ficarão abertos das 9h às 14h. Já no domingo (26) o horário do evento será das 17h às 22h.

De acordo com os organizadores do evento, entre os dias 21 e 25 serão realizadas oficinas sobre pacht-aplique, bordado vagonite, crochê, pátina com vela e biscuit. As atividades acontecerão na Associação dos Artesãos de A a Z (rua Nilo Peçanha, 540-A, Centro) ou na praça Dr. Gama, sendo gratuitas e abertas à população. Informações sobre os materiais para as oficinas devem ser obtidas pelo telefone (18) 99142-2246.

O secretário de Cultura e Turismo destacou ainda que o objetivo do evento é promover e valorizar o artesanato local enquanto manifestação de cultura popular. “Além disso, buscamos fortalecer as tradições culturais e estimular o desenvolvimento sustentável, por meio de trabalhos feitos a partir do reaproveitamento de materiais”, completou Elder Scanferla.

Texto e fotos: Tiago Lotto