20/03/2017
Secretaria de Meio Ambiente e AGA plantam 30 mudas de árvores nativas em três áreas do município

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado de Birigui e a AGA Brasil (Associação do Grupamento Ambientalista) realizaram, na manhã do último domingo, dia 19 de março, o plantio de 30 mudas de árvores nativas em três áreas do município. A atividade contou também com a participação de moradores.

A ação fez parte do projeto Plantio Global, que aconteceu simultaneamente em diversos países com o objetivo de ampliar a conscientização e práticas ambientais. A iniciativa teve início no Viveiro Municipal com uma roda de conversa em que foi lembrado datas comemorativas como o Dia da Floresta (21) e Dia Internacional da Água (22).

PARQUES

O plantio foi feito nos parques Centenário e Antônio Lopes Olmo, nos bairros Thereza Maria Barbieri e Residencial Atenas, respectivamente, além de uma área verde no Monte Líbano. Foram plantadas espécies de peito-de-pomba, angico branco, angico vermelho, jequitibá branco, aroeira, farinha-seca e jequitibá rosa, árvore símbolo de Birigui.

A intenção foi ampliar a diversidade das espécies plantadas nestes três locais. Moradores dos bairros ajudaram na ação e também participaram de uma roda de conversa com voluntários e ambientalistas da AGA sobre a importância das florestas para a garantia da quantidade e qualidade das águas doces.

“Além do enriquecimento genético, as especíes são longevas e compõem a floresta urbana do futuro. Por isso, plantamos árvores que se desenvolvem após a consolidação das espécies pioneiras (plantas de crescimento rápido), garantindo, assim, a sucessão da floresta”, explicou o diretor de Educação Ambiental da secretaria, Jefferson Rabal.

Texto: Rafael Lopes