20/03/2017
Big Bang do SESI Birigui é campeã do Torneio Nacional de Robótica FIRST Lego League

A equipe Big Bang, do Serviço Social da Indústria (SESI) de Birigui, é a grande campeã do Torneio Nacional de Robótica FIRST Lego League, organizado pelo SESI. Mais de 700 competidores participaram da disputa no SESI Taguatinga, no Distrito Federal, entre os dias 17 e 19 de março.

A disputa teve 74 equipes, de escolas públicas e particulares, de todo o Brasil. Para chegar à fase nacional, os times passaram primeiro pelas etapas regionais. Essas equipes agora vão se preparar para disputas internacionais de robótica na Austrália, Dinamarca, Reino Unido e Estados Unidos.

A equipe de Birigui vai disputar o World Festival do Texas (EUA), que acontece de 19 a 22 de abril, considerada uma das mais importantes competições do mundo. Segundo o técnico Valter Moreno Carvalhal Júnior, a conquista é o resultado de bastante trabalho dos estudantes. “Nossa equipe é muito unida, esse é o nosso diferencial. Agora vamos focar a competição mundial”, falou o professor do SESI Birigui.

No último dia 8 de março o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, recebeu em seu gabinete a equipe do SESI. Após tomar conhecimento da competição e dialogar com os alunos, brincou: “só voltem aqui com um troféu”.

"Parabéns aos professores e demais profissionais do SESI Birigui. Ser campeão nacional não é nada fácil. Esse título mostra a qualidade ensino do SESI”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

De acordo com o SESI, a intenção do torneio é apoiar o desenvolvimento dos estudantes nas áreas de matemática, ciências e engenharias. “Além disso, a robótica trabalha outras capacidades importantes para a vida pessoal e profissional, como trabalho em equipe, liderança e inovação”, comentou o professor Valter Moreno.

ENTENDA A COMPETIÇÃO – Durante três dias, alunos de 9 a 16 anos estiveram envolvidos em uma disputa emocionante com robôs de Lego. Os robozinhos, projetados e programados pelos próprios estudantes, cumpriram diversas missões na mesa de competição, baseadas no tema da temporada: Animal Allies (Animais Aliados), como por exemplo, salvar animais de áreas de risco.

As equipes também apresentaram projetos de pesquisa relacionados ao tema. Soluções inovadoras para melhorar a relação entre homens e animais. Tiveram, ainda, mostrar que sabem trabalhar em equipe.

Em 2015, a equipe do SESI Birigui já havia conquistado o torneio nacional. Nos Estados Unidos, naquele ano, ficou entre as 10 melhores equipes do mundo (o SESI Birigui ficou na 9º colocação entre 106 equipes).

Texto: Tiago Lotto, com Portal da Indústria (Sirlei Pires)

Fotos: José Paulo Lacerda e Portal da Indústria