22/03/2017
A União Faz a Vida: Prefeitura de Birigui e Sicredi assinam acordo de cooperação

A Prefeitura de Birigui e a Cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP assinaram acordo de cooperação, visando desenvolver na cidade o Programa “A União Faz a Vida”. Nessa parceria estão envolvidos mais de 850 crianças da educação infantil – pré-escola, distribuídas em 8 escolas mantidas pela administração municipal.

Com o objetivo de ação formativa, vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, o Programa oferece um conjunto de recomendações teóricas e praticas para o trabalho com os alunos.

A assinatura do acordo de cooperação ocorreu dia 7 de março, na sede da cooperativa em Birigui. Estiveram presentes o presidente da Sicredi, Américo Stuhr Pechy, o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, a secretária municipal de educação, Áurea Esteves Serra, a secretária adjunta de educação, Meiriane Aparecida Beltran, o vice-presidente Antenor Marques da Silva Filho, o diretor executivo Ildo Wilde e o gerente da agência Sicredi de Birigui, José Carlos Rosa Júnior.

De acordo com a Sicredi, em 2017, o Programa “A União Faz a Vida” completa 23 anos de atuação. O cenário de atuação são as salas de aula, escolas e seu entorno. E os atores são alunos, educadores e comunidade escolar, entre outros agentes, como secretarias estaduais e municipais de Educação.

Segundo informou a equipe do Sicredi, a metodologia envolve as chamadas expedições investigativas, que funcionam como ponto de partida para a definição dos temas que serão trabalhados. Assim, a turma vai para a rua observar e experimentar, percorrendo a comunidade e descobrindo o ambiente a sua volta.

Os professores formulam questões que orientam a visita ao território da investigação. É das perguntas que surgem os desejos de conhecimento; elas norteiam as expedições investigativas, que despertam a curiosidade dos alunos.

Na sequência, é definido o projeto que delimita o objeto sobre o qual se quer conhecer mais. As curiosidades de cada projeto são respondidas pelo currículo escolar (História, Matemática, Português, entre outros) e pela comunidade de aprendizagem (pessoas que compartilham seus conhecimentos e experiências com os alunos, como nutricionistas, donas de casa, comerciantes, etc.). A partir daí, começa a ser construída, de forma colaborativa, uma nova maneira de ver o mundo e de agir coletivamente.

A formação continuada dos educadores é realizada por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas contratadas pela cooperativa e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A continuidade da iniciativa se dá pela realização de projetos coletivos desenvolvidos pela rede de cooperação.

"O resultado são cidadãos mais cooperativos, a principal razão de ser do Programa, que une valores de cooperação e cidadania contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes pelo País”, comentou o presidente da Sicredi, Américo Stuhr Pechy.

O lançamento do Programa “A União Faz a Vida” será no dia 19 de abril, no Sinbi, às 19h30.