22/03/2017
Guardas Municipais começam a ser capacitados para atuação no trânsito de Birigui

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio do Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), iniciou nesta quarta-feira, dia 22 de março, uma nova capacitação sobre a atuação dos 80 guardas civis no trânsito da cidade.

A capacitação acontece na sede da Guarda Municipal (GM), que atende na avenida 9 de Julho, 1.613, Jardim Stabile. O treinamento está sendo feito pela diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio. O prefeito Cristiano Salmeirão prestigiou a abertura da capacitação, que será realizada em 4 quartas-feiras (22 e 29 de março, 5 e 12 de abril).

"O município de Birigui foi escolhido pelo governo do Estado de São Paulo para integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O programa, que tem como um dos parceiros o Detran-SP, tem como objetivo reduzir em 50% o número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito até 2020. Essa capacitação faz parte deste movimento”, explicou Melissa.

A diretora e o secretário municipal de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva, estiveram recentemente em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, onde participaram de uma reunião técnica sobre o programa. Depois, também em São Paulo, o prefeito Cristiano Salmeirão assinou protocolo de intenção para que a Prefeitura de Birigui e o Governo do Estado de São Paulo formalizem convênio, que prevê o repasse de mais de R$ 1 milhão ao município, provenientes de multas do Detran-SP.

Após a capacitação dos guardas, o Deptrans terá um comitê municipal para elaborar um plano de ação prevendo as melhorias necessárias em pontos críticos do trânsito no município para apresentar ao governo. As propostas devem ser voltadas às áreas de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, sinalização e educação para o trânsito.

Texto e fotos: Tiago Lotto