23/03/2017
Sábado (25) tem ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti em 11 bairros de Birigui

Residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios de 11 bairros de Birigui serão visitados neste sábado, dia 25 de março, para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”.

Serão vistoriados os bairros Jardim Arco Íris, Novo Jardim Toselar, Jardim da Fonte, Toselar, Residencial Alvorada, Jardim Guaporé, Jardim Primavera, Residencial Edilsinho Capuano, Jardim Jussara Maria, Vila Isabel Marin e Residencial Manuela. A meta é que sejam visitados durante a força-tarefa aproximadamente três mil imóveis.

A mobilização será realizada a partir das 8h e contará com a participação de 105 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, divididos em dez equipes. Em cada equipe haverá também um supervisor. Cada profissional recebe do governo do Estado de São Paulo remuneração extra de R$ 120 por sábado trabalhado. Em caso de chuva no dia, a ação será cancelada.

As vistorias têm como objetivo principal eliminar potenciais criadouros para a proliferação do mosquito Aedes, transmissor da dengue, febre amarela, zika vírus e febre chikungunya. Os moradores serão também orientados sobre a importância da prevenção, com a distribuição de panfletos educativos. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção civil.

BALANÇO

A campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti” foi retomada no início deste ano. Em nove sábados trabalhados, mais de 18 mil imóveis foram vistoriados e 547 focos com larvas foram eliminados. Não houve visitas em dois sábados (21 de janeiro e 18 de março) devido às chuvas. Até o momento já foram confirmados 12 casos positivos de dengue na cidade.

Texto: Rafael Lopes