23/03/2017
Servidores da Secretaria de Educação recebem capacitação para combater o mosquito Aedes aegypti

Servidores públicos municipais da Secretaria de Educação de Birigui foram capacitados, na manhã desta quinta-feira (23 de março), para o combate ao mosquito Aedes aegypti. O encontro, realizado no auditório do Sisep, reuniu diretores e educadores das escolas municipais e CEIs (Centros de Educação Infantil), além de profissionais da Cozinha Piloto.

O treinamento integra o Programa de Monitoramento de Ações de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com as Escolas Municipais e CEIs. A ação da Secretaria Municipal de Saúde teve como objetivo reforçar os cuidados preventivos contra a proliferação do inseto no ambiente de trabalho e promover a conscientização, formando multiplicadores na comunidade escolar.

A capacitação foi ministrada pelo educador de saúde do setor de IEC (Informação, Educação e Comunicação) do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Djalma da Silva Ribeiro, e pela médica infectologista da Vigilância Epidemiológica Heloysa Liberatori Gimaiel. A reunião durou aproximadamente quatro horas.

O educador de saúde disse que no momento o município não vive uma epidemia de dengue como nos últimos anos. Mas lembrou que o índice do Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de 3,5%, apurado em janeiro, é alto. “O mosquito está por ai se desenvolvendo, por isso, precisamos nos unir agora para combatê-lo”, afirmou.

ORIENTAÇÕES

Informações sobre as diferenças dos sintomas das arboviroses (dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela); tratamento; ciclo evolutivo do mosquito e controle do vetor foram os assuntos transmitidos. Os servidores foram orientados ainda a como fazer o mapa de risco para detectar potenciais criadouros a serem eliminados e como preencher a ficha de monitoramento.

“É muito triste uma pessoa morrer por causa de um simples mosquito. Precisamos agir, em conjunto com até com a população, para nos prevenirmos dessas doenças. Erradicar o mosquito não conseguiremos, mas precisamos minimizar a sua ação, por isso, a nossa luta deve ser diária em nossa casa e ambiente de trabalho não deixando água parada em qualquer recipiente”, concluiu Ribeiro.

Texto e fotos: Rafael Lopes