24/03/2017
Hortas comunitárias doam 70 quilos de hortaliças orgânicas para entidades assistenciais

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Departamento de Hortas da Prefeitura de Birigui, entregou nesta sexta-feira, dia 24 de março, 70 quilos de hortaliças orgânicas para a Santa Casa e para o Abrigo Vó Tereza. As entidades irão dividir os alimentos.

A doação foi um pedido do prefeito Cristiano Salmeirão, que recebeu no Paço Municipal a equipe de profissionais do Departamento de Hortas. “Outras entidades assistenciais também receberão as hortaliças. A meta é atender todas as entidades existentes em Birigui”, frisou o prefeito. O departamento  oferece apoio e suporte para 54 hortas comunitárias da cidade.

O “kit” desta sexta-feira conta com cebolinha, salsinha, couve, almeirão, berinjela, vagem e coentro. Os alimentos são produzidos sem a utilização de defensivos agrícolas.

A plantação de uma horta orgânica consiste em cultivar de forma ecológica e sustentável verduras, legumes, frutas, plantas e ervas medicinais, sem a necessidade de utilização de adubos químicos, agrotóxicos ou qualquer outra substância que possa vir a prejudicar o ambiente e fazer mal à saúde do ser humano.

"Alimentos orgânicos são mais saborosos e concentram mais vitaminas, minerais e outros nutrientes em comparação com os alimentos convencionais. Eles evitam problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas e tóxicas”, frisou o prefeito de Birigui.