24/03/2017
5ª Semana do Artesanato de Birigui termina neste domingo (26); feira ocorre na praça Doutor Gama

Termina neste domingo, dia 26 de março, a 5ª Semana do Artesanato, na praça Doutor Gama, onde estão à venda trabalhos confeccionados por artesãos do município. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo). A feira começou no último dia 19.

Os produtos feitos com matérias-primas recicladas são um dos destaques da feira. Os preços das peças variam de R$ 3 a R$ 500. Nesta sexta-feira (24) as barracas ficarão abertas até as 18h. No sábado (25), a feira funcionará das 9h às 14h. Já no domingo, o público poderá fazer as suas compras das 17h às 22h.

Encerrando as oficinas gratuitas oferecidas durante esta semana à população, será realizada no sábado, das 9h30 às 12h, na praça Doutor Gama, a oficina de crochê para iniciantes. Atrações musicais estão presentes na programação do domingo. A partir das 19h, haverá apresentações da Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli e do Grupo Expresso do Samba.

PRODUTOS

Na feira há objetos e artigos artesanais, muitos deles feitos com materiais recicláveis e produzidos à mão pelos próprios artesãos. Paulo Andrea Casali, 83 anos, está vendendo toalhas de mesa, panos de copa, capa para galão de água, toalhas de tule com fuxico para cobrir alimentos, caminhos de mesa bordados a mão, entre outros produtos.

Nelma Regina Lara, 45 anos, que trabalha há oito anos como artesã, apresenta variados artigos para decoração, como casinhas decoradas, brinquedos e suportes para sabonete, todos feitos com MDF (madeira reciclada). “É a primeira vez que participo do evento e está sendo maravilhoso. Estamos fazendo novos contatos e conseguimos algumas encomendas”, disse.

A artesã Silvia Santos de Souza, 41 anos, que participa da Semana do Artesanato desde a primeira edição, está comercializando artigos de cama, mesa e banho feitos em crochê. Hoje ela possui uma loja física para vender os produtos. “A Semana do Artesanato e as feiras mensais me ajudaram a abrir, há dois anos, a minha própria loja”, comentou.

“O objetivo da Semana do Artesanato é promover e valorizar o artesanato local enquanto manifestação de cultura popular. Além disso, buscamos fortalecer as tradições culturais e estimular o desenvolvimento sustentável, por meio dos trabalhos feitos a partir do reaproveitamento de materiais”, afirmou a coordenadora de Turismo, Teka Betine.

Texto e fotos: Rafael Lopes