28/03/2017
Birigui é novamente selecionada pelo governo de São Paulo para receber o programa Viagem Literária

Birigui foi selecionada mais uma vez pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para receber o programa Viagem Literária. O programa, que chega a sua 10ª edição, tem o objetivo de promover encontros de escritores com a comunidade e oferecer oficinas formativas, incentivando a produção literária e disseminando o gosto pela leitura.

Serão realizadas quatro intervenções entre maio e agosto, sendo dois bate-papos com escritores (literatura adulta e infantojuvenil) e duas contações de histórias. As datas das atividades e os autores que virão ao município ainda serão divulgados. Os eventos serão oferecidos gratuitamente à população na Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha.

Conforme a Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), esta é a terceira vez consecutiva que o município é escolhido para sediar o programa Viagem Literária. Esta edição terá ainda uma novidade: um módulo especial para incentivar a realização de oficinas de Escrita Criativa, destinadas a bibliotecários, profissionais de bibliotecas e educadores.

O início oficial das atividades está previsto para o dia 10 de abril, com uma capacitação para representantes das 85 cidades selecionadas pelo programa, em São Paulo. Os participantes receberão material de apoio e orientação técnica da escritora e doutora em Literatura Brasileira, Noemi Jaffe, com a finalidade que a oficina seja realizada no município.

“A nossa contemplação para executar o Viagem Literária é mais uma notável conquista para Birigui, pois a população terá acesso gratuito às diversas ações do maior programa de fomento à literatura do Estado. Além de prestigiar contações de histórias e participar de bate-papos com renomados escritores, os munícipes terão a oportunidade de se capacitarem nas oficinas de escrita criativa e elaborarem as suas próprias obras literárias”, afirmou o coordenador da biblioteca municipal, Paulo Bernardes.

PROGRAMA

Integrado a um conjunto de ações para incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura no Estado, o Viagem Literária vem, desde 2008, promovendo encontros que dinamizam a programação cultural das bibliotecas públicas municipais. O programa é gerido pela SP Leituras e íntegra as ações do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo).

Texto: Rafael Lopes