31/03/2017
Agentes fazem neste sábado (1º de abril) ação contra o mosquito Aedes aegypti em quatro bairros

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias farão neste sábado (1º de abril), a partir das 8h, ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Serão visitados os bairros Jandaia 3, Ivone Alves Palma, Thereza Maria Barbieri e Cidade Jardim.

A mobilização é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”. A meta da pasta é que os 106 agentes, divididos em nove equipes com um supervisor cada, percorram quase três mil imóveis, entre residências, estabelecimentos privados e terrenos baldios.

CRIADOUROS

As vistorias têm como principal objetivo eliminar potenciais criadouros do mosquito. Os moradores também serão orientados quanto à prevenção das doenças. A pedido do prefeito Cristiano Salmeirão, a Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto vai contribuir com a ação, disponibilizando oito auxiliares gerais e um caminhão.

Os auxiliares gerais vão ajudar na retirada de materiais inservíveis, principalmente os de grande porte como móveis velhos, pneus, latas, carcaças de geladeira, televisão, entre outros que não são mais utilizados. O caminhão passará pelas ruas recolhendo os objetos. Durante o trabalho não serão removidos galhos e restos de construção civil.

“A prevenção é a única arma contra o Aedes aegypti. Por isso, contamos com a colaboração dos moradores dos bairros que serão visitados, permitindo que os agentes entrem nos imóveis e façam a vistoria para eliminar qualquer recipiente e material que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, disse o diretor da Vigilância Sanitária, Ricardo Antonio de Oliveira.

BALANÇO

Na campanha do último sábado (25), realizada em 11 bairros do município, 1.695 imóveis foram vistoriados e 18 focos com larvas foram eliminados. Outros 813 imóveis foram encontrados fechados e em 22 os moradores recusaram a entrada dos agentes de saúde. Neste ano já foram confirmados 15 casos de dengue na cidade.

Texto: Rafael Lopes