31/03/2017
Birigui recebe prêmio do governo estadual por bom desempenho em campanha contra a tuberculose

O município de Birigui foi premiado pelo bom desempenho na primeira campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório para Tuberculose, que foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, entre os dias 2 e 20 de março. O prêmio foi conferido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

A premiação ocorreu no dia 28 de março, durante o Fórum Estadual da Tuberculose promovido pela Divisão de Controle da Tuberculose do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), em São Paulo. A diretora da Vigiliância Epidemiológica de Birigui, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves, esteve no evento representando o município.

Conforme Mauricéia, durante a campanha foram realizadas 104 exames de baciloscopia de escarro, sendo diagnosticado uma pessoa com tuberculose. O paciente já está recebendo o tratamento gratuito na rede municipal de Saúde. O principal objetivo da campanha foi orientar a população e fazer o diagnóstico precoce da doença para interromper a cadeia de transmissão.

“O sucesso da campanha é reflexo do bom trabalho executado pelos profissionais de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e demais departamentos da secretaria, além dos hospitais da cidade, que atuaram ativamente na busca de novos casos de tuberculose, como forma de prevenção”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca.

DOENÇA

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer também em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão ocorre a partir da inalação de pequenas gotas de saliva expelidas pela tosse, fala ou espirro do portador da doença.

Os principais sintomas da doença são tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre, sudorese noturna, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito ou nas costas. “O exame que detecta a tuberculose pode ser realizado em todas as UBSs. A população deve ficar atenta, pois a doença pode levar a óbito quando não tratado corretamente”, alertou Mauricéia.

O tratamento é oferecido gratuitamente na rede municipal de Saúde. É feito por meio do TDO (Tratamento Diretamente Observado), onde o paciente toma a medicação diariamente na presença de um profissional de saúde, durante seis meses. Para que tenha eficiência, o tratamento não pode ser interrompido, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

Texto e foto: Rafael Lopes