03/04/2017
Ideb 2017: prefeito e secretária de Educação começam a visitar escolas municipais

Atentos com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e a secretária municipal de Educação, Áurea Esteves Serra, visitaram na manhã desta segunda-feira (3) a EM Professor José Sebastião Vasques Calçada, que fica no bairro Recanto Verde.

“A visita visa tomar conhecimento do trabalho pedagógico desenvolvido junto aos alunos dos 5º anos. Tivemos um diálogo com professores e alunos”, explicou o prefeito Cristiano Salmeirão.

O prefeito e a secretária também participaram do intervalo dos alunos, quando a merenda escolar foi servida. “Por ser uma visita surpresa, pudemos experimentar a merenda e dialogar com os alunos para saber se estão gostando do cardápio”, falou o chefe do Executivo.

Educadores da escola apontaram problemas estruturais existentes no prédio. “A estrutura das unidades escolares já foi alvo de questionamento por parte do Ministério Público. Tenho um compromisso com os pais de realizar melhorias nas escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui. Já estamos resolvendo esse problema”, completou Salmeirão.

Entenda - O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Ideb utiliza uma escala que vai de 0 a 10. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e a Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional) – avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. (TL)