03/04/2017
Secultur dará posse a novos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural nesta quinta-feira

A Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Birigui dará posse aos novos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural nesta quinta-feira, dia 6 de abril. O evento acontecerá a partir das 19h, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha, na avenida Governador Pedro de Toledo, 73, Centro, sendo aberto à população.

O conselho é composto por oito membros titulares e respectivos suplentes, sendo quatro representantes do Poder Público e quatro da sociedade civil – indicados do Conselho Municipal de Políticas Culturais; entidades culturais ou órgãos de apoio à cultura e de unidades de ensino superior. Os conselheiros cumprirão mandato por dois anos (biênio 2017/2018).

Criado pela lei 5.884/2014, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural tem por objetivo colaborar com a administração em assuntos relacionados a inclusão de bens na lista do Livro Tombo do Município, dando sugestões e pareceres em pedidos para demolição e qualquer outro aspecto sobre bens imóveis e móveis que tenham significação para a identidade cultural do município.

São atribuições dos conselheiros: assessorar na defesa do patrimônio histórico e cultural; sugerir a destinação, projetos de revitalização ou restauração de prédios ou espaços urbanos a serem preservados; promover a conscientização e participação da comunidade na preservação de seus bens culturais, por meio de publicações ou exposições, entre outras.

Texto: Rafael Lopes