Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril), o Comude (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) promoveu a palestra “Um desafio sobre o real, o simbólico e imaginário no Processo de Aprendizagem do Transtorno Espectro Autista”. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (3), no auditório da Uniesp. A palestra foi ministrada pela professora especialista em Docência, Língua Brasileira de Sinais e Psicomotricidade, Sueli do Nascimento.
A atividade do Comude contou com a participação do prefeito Cristiano Salmeirão, da primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, da secretária adjunta de Educação, Meiriane Beltran, do presidente do Comude, Roberto Michel da Silva de Holanda, do vereador Fabiano Amadeu de Carvalho e demais convidados.
A palestrante destacou aos presentes que o processo de aprendizagem do autista é diferente de todas as outras crianças. “É preciso saber lidar com as relações pessoais e interpessoais dos autistas, compreender o mundo real, simbólico e imaginário do autista”, frisou Sueli do Nascimento.
Segundo ela, a naturalidade é essencial, desde que você compreenda como ela é em suas características. “Todas as relações contam com características específicas e compreender esse mundo do autista é essencial para uma relação saudável”, disse.
“Temos que buscar compreender as diversidades humanas, buscar novos caminhos para atender as pessoas especiais. Minha trajetória de estudos e pesquisas busca mais conhecimentos, visando contribuir engrandecer nossa sociedade e contribuir de forma mais humana com esse público”, salientou a palestrante.
O evento contou, ainda, com apresentação musical de Elias Antônio de Souza, que representou a APAE Birigui, parceira do Comude na realização do evento.
Comunicação Prefeitura
Texto e fotos: Tiago Lotto
|