10/04/2017
Escola Municipal do Colinas inaugura “Geloteca”; ação incentiva a prática da leitura

Três geladeiras serão espalhadas pelo bairro Colinas. Ao abrir, nada de refrigerante, água ou produtos alimentícios. O cidadão vai encontrar uma grande quantidade de livros. Trata-se do projeto “Geloteca” (uma brincadeira com as palavras geladeira + biblioteca), que oferece livros gratuitos para todas as idades.

A ação foi idealizada pela EM “Profª Adelina Bernadette dos Santos Pacitti”, mantida pela Prefeitura de Birigui, que realizou a inauguração da “Geloteca” no último sábado, dia 8 de abril, quando a unidade escolar comemorou o Dia da Família.

De acordo com a diretora da escola, Wanda Capellari Correa Blaite, a ação conta com apoio dos educadores da escola, pais dos alunos e de moradores do bairro. As geladeiras, antes sucatas, foram recuperadas, adaptadas e ganharam desenhos de um grafiteiro voluntário.

“Estamos trabalhando a conscientização dos alunos, pais e comunidade sobre a importância da leitura, sobre a ação de pegar o livro na Geloteca, ler e devolver. Livro vai, livro vem e o Colinas lê também”, falou a diretora Wanda Blaite.

No lançamento do projeto, o prefeito Cristiano Salmeirão e a secretária municipal de Educação, Áurea Esteves Serra, foram representados pela supervisora de ensino Andréa Ramos.

“Essa ação visa levar a leitura através dos muros da escola, além de abrir as portas da unidade escolar para as famílias e comunidade. A leitura amplia nossa visão e ninguém nos tira o conhecimento adquirido. Que a comunidade possa utilizar os livros da Geloteca da melhor maneira possível”, falou Andréa Ramos.

Três pontos com Geloteca já foram escolhidos. Um ponto fica na frente da EM “Profª Adelina Bernadette dos Santos Pacitti” (rua Silvio Marcelino da Silva), outro na avenida Mário Fiorotto (principal via do Colinas) e o terceiro na UBS do Colinas (rua Aldo Cinquini). Todos os livros foram doados por voluntários e integram o acervo da biblioteca da escola. A escola estuda incluir outras duas Gelotecas no projeto.

JANELA – A escola “Profª Adelina Bernadette dos Santos Pacitti” conta com uma biblioteca que oferece cerca de 2000 livros aos alunos, pais e moradores. Toda quinta-feira, das 19h às 21h, a escola abre suas portas para o projeto “Janela para Sofia”, que visa incentivar a leitura em um ambiente envolvendo pais e alunos.

Além da leitura, o projeto também oferece atividade de contação de histórias, que auxilia no processo de ensino.

Texto e fotos: Tiago Contador Lotto