11/04/2017
Empresas do polo aeronáutico de Birigui participarão de missão inédita a parque tecnológico

Pela primeira vez, empresas do polo aeronáutico de Birigui participarão de missão ao Parque Tecnológico São José dos Campos (SP). A participação no evento, que ocorrerá nos dias 27 e 28 deste mês, possibilitará aos empresários biriguienses o contato com outros profissionais da área, inclusive os que fazem parte da cadeia de fornecedores da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo.

A missão é uma conquista da atual administração municipal, por meio da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação). “Nós fizemos, no início da atual gestão, em uma reunião em São Paulo com Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC Vale (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação de São José dos Campos e Região), que faz parte do Parque Tecnológico, e conseguimos a grande chance de as empresas de Birigui participarem da missão”, informa o secretário da Sedecti, Nelson Giardino.

PROGRAMAÇÃO

No dia 27, a partir das 14h, os representantes das empresas do segmento aeronáutico e da Sedecti conhecerão o Parque Tecnológico e o Programa Arranjo Produtivo Local Aeroespacial, também conhecido como “Cluster Aeroespacial de Defesa”.

No dia 28, das 8h às 17h, os profissionais de Birigui participarão da Oficina de Desenvolvimento Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva (PDCA), com o tema “Geração de valor e globalização”. Ela ocorrerá nas instalações da Embraer, na unidade Faria Lima, de São José dos Campos.

“Será uma oportunidade para os empresários de Birigui começarem a ter contato e relacionamento com os fornecedores da Embraer, que poderão gerar novos negócios para o polo aeronáutico local. Para nós é uma grande conquista”, destaca Nelson Giardino.

PROPOSTA

A proposta da oficina é apresentar os impactos da nova ordem política e econômica mundial nas estratégias empresariais e o posicionamento do Brasil e das suas organizações neste contexto. Conhecer e analisar estrategicamente as possibilidades, benefícios e riscos da internacionalização das empresas também será um dos temas da oficina.

Na ocasião, os participantes conhecerão ainda as várias dimensões tanto de estratégia quanto de gestão para a criação de valor internacional a partir de modelos conceituais e casos de empresas de diversos portes e setores. O PDCA é uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico (ABDI), o Parque Tecnológico e a Embraer.

Informações e imagem: Sedecti