13/04/2017
SEDECTI mais ágil: tempo para abertura de empresas é reduzido de 7 dias para 4 quatro horas

Hoje é possível abrir uma empresa em aproximadamente quatro horas em Birigui. Antes, este processo levava pelo menos uma semana, podendo se estender até 20 dias.

A redução de tempo é resultado de reorganização realizada pela administração municipal, por meio da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O secretário da pasta, Nelson Giardino, explica que as empresas continuam sendo abertas pela internet, por meio de formulário eletrônico ou impresso, o que exige que o interessado ou seu contador compareça ao Via Rápida Empresa, programa gerenciado pela Sedecti e que visa facilitar a vida de cidadãos, contabilistas, contadores e usuários na desburocratização da abertura e licenciamento de empresas no município.

O que mudou foi nosso processo interno, que era lento e com acúmulo de solicitações. Agora, o empresário solicita a abertura da sua empresa e nós já a realizamos, de forma ágil”, esclarece.

De acordo com a responsável pelo programa no município, Patrícia Borela, uma empresa pode entrar em funcionamento em cerca de quatro horas, desde que não se trate de um negócio que tenha critérios específicos, como a utilização de produtos químicos, que exige que o local seja fiscalizado antes da emissão de licença ou que ocorra algum imprevisto burocrático. “Nós estamos aqui para atender da melhor forma possível e ajudar as empresas”, destaca Patrícia.

VISITA

Recentemente, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba estiveram na Sedecti para conhecer o processo realizado em Birigui.

Mais informações sobre a abertura de empresas e benefícios da formalização podem ser obtidas na secretaria, que atende na rua Nilo Peçanha, 301, no Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. Outras informações pelo telefone (18) 3641-6270.

Texto e foto: Sedecti