13/04/2017
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa dia 17 de abril

Começa na próxima segunda-feira, 17 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A ação segue até o dia 26 de maio.  A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá oferecer a vacina gratuitamente nas 9 UBSs da cidade. No Departamento de Vigilância Epidemiológica e em um posto volante que será montado no bairro Portal da Pérola a vacinação também será feita dia 13 de maio, o chamado Dia D.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, e sua transmissão se dá por contato com secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacina contra a Influenza é trivalente, ou seja, composta por 3 subtipos do vírus inativo, da Influenza. A vacina é contraindicada para pessoas com reação alérgica a ovo e a crianças menores de 6 meses.

Serão contemplados com a vacina crianças de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, indígenas, idosos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas como doenças respiratórias, doença cardíaca, doença renal, doença hepática, doença neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, e portadores de trissomias.

Segundo a Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Gonçalves, A campanha seguirá as seguintes etapas de vacinação para os grupos prioritários:

•       Etapa 1: a partir do dia 17 de abril: os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60anos ou mais de idade.

•        Etapa 2: a partir do dia 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças (6 meses e 5 anos de idade) e indígenas.

•        Etapa 3: a partir do 2 de maio: pessoas com comorbidades.

•        Etapa 4: a partir do dia 8 de maio: professores e todos os outros grupos anteriores.

•       Dia 13 de maio Dia “D”: sábado; mobilização nacional (em breve outras informações).

Outras informações sobre a campanha em Birigui podem ser obtidas pelo fone: 3643-6238.