13/04/2017
SeCulTur participa do Módulo Inicial do Programa Viagem Literária; confira programação em Birigui

Na última segunda-feira, 10 de abril, o coordenador da Biblioteca Municipal, Paulo Bernardes, participou do Módulo Inicial do programa Viagem Literária 2017, na Biblioteca de São Paulo. O encontro reuniu dirigentes culturais representantes das 90 cidades selecionadas que participarão do programa e contou com a presença do Secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello, e do Diretor Executivo da SP Leituras, Pierre Ruprecht.

A programação incluiu a apresentação das diversas etapas do programa que foi ampliado para comemorar a 10ª edição e uma Oficina de Orientação para o Módulo de Escrita Criativa que foi conduzida pela escritora Noemi Jaffe.

Este módulo é uma inovação do programa e todos os passos da atividade foram abordados pela facilitadora. Em julho, acontecerá uma oficina virtual para os profissionais da Biblioteca e voluntários que aplicarão a metodologia proposta em oficinas locais.

Atualmente o Viagem Literária é o programa de literatura mais consolidado da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e está integrado a um conjunto de ações para disseminar o gosto pela leitura no Estado.

“O programa promove ações que dinamizam a programação cultural do município e contribui para transformar a Biblioteca Municipal em um centro de convivência multicultural de toda a comunidade”, relatou o responsável pelo Viagem Literária em Birigui, Paulo Bernardes.

Dezoito grupos e contadores de histórias realizarão 180 eventos nas 90 cidades desta edição. A programação completa do Módulo de Contação de Histórias e os artistas convidados está disponível em endereço eletrônico específico ( www.viagemliterária.org.br).

Em junho, escritores que se dedicam a literatura infantojuvenil percorrerão os mesmos caminhos, enquanto autores que escrevem para leitores adultos farão a Viagem em agosto.

Em breve, a programação dos Módulos de Literatura também poderá ser consultada na fanpage Biblioteca Municipal de Birigui.

Programação do Módulo de Contação de Histórias em Birigui

A Biblioteca Municipal de Birigui receberá o ator Henrique Athayde com a apresentação "Sarô?! Histórias para ninguém ficar doente", na quinta-feira, dia 25 de maio, às 9h e às 14h. As apresentações são gratuitas e livres para todas as idades.

O agendamento de turmas será feito pelo telefone (18) 3644-9677.

Texto e fotos: Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui